quinta-feira, outubro 08, 2009

Fomos eleitos, mas e agora?

O Brasil ganhou mais uma! Vamos sediar mais um grande evento esportivo, dessa vez o Rio de Janeiro foi escolhido como sede das Olimpíadas de 2016. Como dizem por aí nós fizemos barba, cabelo e bigode: entre 2012 e 2016 serão quatro eventos esportivos de nível internacional (Copa do Mundo, Jogos Pan Americanos, Olimpíadas e Para Olimpíadas) que poderá significar muito progresso nas terras tupiniquins, ou não.

A vitória nas eleições para sediar esses eventos mostra a importância que o Brasil vem adquirindo em âmbito global. Atualmente somos apontados como sérios candidatos a figurar na lista dos países desenvolvidos, e isso é reflexo do fortalecimento econômico nacional. Esses fatores geram credibilidade, fato responsável por trazer a confiança necessária para que pudéssemos ser escolhidos como país sede desses espetáculos esportivos.

Porém, será que somos dignos de toda essa confiança? Para sediar esses eventos é necessário que haja investimentos em diversos setores como por exemplo, em infraestrutura hoteleira e de transporte, modernização e criação de complexos esportivos, além de gerar empregos e atrair o foco da mídia global. Portanto é necessário gastar dinheiro, e quando temos grana envolvida em qualquer coisa o que vemos são exemplos de falcatrua e serviços mal feitos.

Um fracasso na organização desses eventos custaria muito caro para imagem de um país que vem crescendo, e muito, no cenário internacional. Mas, se conseguirmos realizar grandes eventos entramos de vez para o rol dos grandes países, e de quebra ainda ganharíamos um enorme crescimento em infraestrutura, que anda tão precária.

Como já estamos eleitos, nos resta ficar atentos às obras e as ações relacionadas à organização desses espetáculos. Afinal o que está em jogo é a nossa imagem, credibilidade e desenvolvimento. Será que dessa vez os nossos políticos vão trabalhar de forma decente? Veremos, afinal o jogo já começou.

3 comentários:

  1. Pois é, a gente bem se lembra dos rombos nos cofres públicos no Pan. Agora é ficar de cima, imprensa, cidadãos e também as empresas patrocinadoras. Da última vez que vi, a marca Rio 2016 já valia US$ 570 milhões...e isso refere-se apenas a uma marca, e não querendo ser piegas, mas talvez já o sendo, sinto que sediar todos esses eventos representa para o povo brasileiro muito orgulho e confiança. Quem foi que não vibrou, sentiu um arrepio quando aquele gringo abriu o envelope e leu: Rio de Janeiro? Como disse, o jogo já começou e para ele são necessários vários juízes.

    ResponderExcluir
  2. Treta. Muita treta. Me desculpem os patriotas, mas a expressão que me vem toda vez que se fala em investimentos em nosso país é esta. Temos tantos casos de maracutaias produzidas no Brasil que quando o sujeito abriu o envelope e anunciou com aquele sotaque ingênuo de gringo honesto o Rio de Janeiro como sede das olimpíadas e a comitiva brasileira comemorou como se fosse um gol em final de campeonato, eu logo pensei: é felicidade demais pra uma comitiva só. Precisava de tanto choro, presidente?
    Nos jogos Pan-americanos o orçamento estourou em simplesmente cinco mil porcento.
    É de chorar.

    ResponderExcluir
  3. Nandin levantou uma boa questão. Os eventos que o Brasil sediará são grandiosos, titânicos - e eu falo nesse sentido quantitativo mesmo. São números e cifras inassimiláveis! Será bom para o país? Ou melhor, para a totalidade da população brasileira?
    como disse charneca: o jogo já começou.
    Ademais até lá

    ResponderExcluir

Concorda? Discorda? Opine!