quarta-feira, agosto 11, 2010

Dois Mil e Jazz


Vamos falar hoje um pouco de Jazz, uma dificil tarefa para min. Um pequeno conhecedor desta manifestação artistica cultural. Lembrando que são pequenas idéias, pequenas histórias e quase nada da origem.

Jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

As origens da palavra Jazz são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O Jazz não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada".

Apesar de o Brasil não ter explicitamente músicos de jazz, existem seguidores do estilo jazz adaptado à cultura do país, e a música instrumental brasileira pode ser rotulada como “jazz do Brasil”. O Jazz no Brasil sofre uma adaptação e improvisação que levam os nossos ritmos - samba, bossa nova, mpb, choro, xaxado, maracatu, baião e tantos outros - para o mundo todo.

Ao falar em jazz no Brasil, é importante lembrar da inesgotável criatividade musical brasileira, que diversificou seu estilo em diversas ramificações e estilos adaptados à nossa cultura e às influências do samba, do choro, da música modal originária da África.

Temos alguns exemplos de músico brasileiros, tais como:

Milton Nascimeto
Toninho Horta - Guitarra
Carlos Malta - Saxofone
Tom Jobim - Pianista

Fica a dica, o festival "Tudo é Jazz", que irá acontecer em nosso maior patrimônio Mineiro, Vila Rica. Entre os dias 16 á 19 de setembro. Com grande tributo a Loius Armstrong e aos 300 anos de Vila Rica.

Lembrando que temos a casa do Chura e do Kiki, o mais novo bicho de Ouro Preto. Para nos acomodar.

2 comentários:

Concorda? Discorda? Opine!