segunda-feira, abril 09, 2012

tudo termina em amor


O papo rolou durante horas a fio. Sentada num buteco, na Lapa, em companhia de duas pessoas muito queridas, fui mordida pelo bichinho da inspiração que tinha me abandonado há um mês.

Dizem por aí que tudo termina ou em sexo, ou em pizza. Particularmente, acho que tudo termina em amor. E com o perdão do trocadilho infame, mesmo quando o amor termina!

Como não poderia deixar de ser, toda essa inspiração veio de uma conversa animada sobre decepções amorosas, escolhas erradas, utopia sentimental, ciúmes, endeusamento da pessoa amada, linhas de raciocínio discrepantes entre o casal, orgulho exagerado, medo de não amar de novo.

Como frequentadora diária de redes sociais, me tornei uma nobre conhecedora de assuntos aleatórios. Entre eles um que, dizem, pode ser a salvação dos males do amor... a sincronicidade!

Você sabe o que? Eu te explico... a teoria foi desenvolvida por Carl Jung, um psiquiatra que acreditava que coincidências são fenômenos psicológicos simultâneos de pensamente. Exemplo: você passa o dia pensando naquele cara. Seu celular apita a chegada de uma mensagem e, SURPRESA!, é ele!!! Muita gente vai pensar assim, "mas foi uma coincidência". Sim! É nas coincidências que o sincronismo habita.

Aí você pensa: "ahhh Tati, que legal... mas não consigo entender onde está a ligação entre sincronicidade e relações amorosas mal sucedidas..."

Então... eu desenvolvi uma teoria sobre isso. A sincronicidade nos conduz pela crença de eventos coincidentes. Mas segundo o dicionário, coincidência é aquilo que acontece ao mesmo tempo ou por repetidas vezes, de uma mesma forma.

Ora, se você se atrai sempre pelo mesmo tipo de pessoa, não seria uma coincidência? E também não seria uma coincidência que em todos os seus relacionamentos você tenha cometido os mesmos erros? Você também diria ser coincidência se identificar com pessoas que passaram pelos mesmo problemas amorosos que você?

Pois é... se há como comprovar a sincronicidade nos relacionamentos que não funcionam, também é possível usá-la para o bem.

Há pessoas que defendem que o sincronismo entre um casal pode ajudá-los a perceber a mágica de uma vida a dois bem resolvida. E eu concordo. Não há nada mais batido do que acreditar que os opostos se atraem. Isso só funciona com imãs. Com gente, funciona justo o contrário. Relacionamentos felizes e duradouros precisam de atos coincidentes e sintonia de pensamentos. E isso só acontece com pessoas que se planejam, agem e buscam coisa iguais.

Portanto, vamos todos nos comprometer e buscar sincronicidade nos nossos próximos pretendentes a amor de uma vida inteira. 

Compreendi, com minhas experiências anteriores, que os relacionamentos pessoais são a coisa mais importante que temos na vida. As pessoas que "amamos" ou "odiamos" são um espelho de nós mesmo. Sonhamos em ter as mesmas boas qualidades dos "amados" e corremos léguas de distância dos defeitos dos nossos "desafetos".

Além disso, ninguém descobre o parceiro(a) que quer ao seu lado para todo sempre (na visão mais utópica e romântica que podemos ter) se não navegar por águas turbulentas. Não dá pra nutrir sentimentos como medo, culpa, hostilidade, possessividade e ciúmes. Mas, infelizmente, é "errando que se aprende".

A ideia de sincronizar com o outro é bem literal. É escolher aquela pessoa que irá buscar o mesmo que você. Seja um beijo sem compromisso, um casamento de 50 anos ou uma noite de sexo... os dois tem que querer e depositar expectativas na mesma coisa.

Aí, é só questão de tempo até perceber os olhares cúmplices, a segurança nas decisões, os dias de silêncio compreendido, a descontração de uma tarde calma, a alegria de uma vida dividida sem sacrifícios e a certeza da escolha acertada.

3 comentários:

  1. Concordo com a sua teoria, amiga. Não importa quão diferentes (fisicamente, moralmente ou ideologicamente) sejam duas almas, dois seres ou apenas dois "enamorados", se o relacionamento não passar por atos coincidentes ou pela sintonima de pensamentos, como você disse - ainda que uma única vez - o vínculo está fadado ao "fracasso", já que a máxima "os opostos se atraem" só funciona para ímãs porque eles não podem pensar e nem falar... e nem têm como mensurar a atração, né? Concordo plenamente com você.

    Entretanto, acredito - numa visão romântica ou não - que ainda existe o destino... mesmo quando ele (o destino) parece ser apenas uma fuga para quem não quer fazer escolhas ou sair de uma determinada zona de conforto. Aliás, acho que a coincidência é uma ferramenta do destino. No Arquivo X falam que as coincidências são planejadas, mas por quem ou pelo que? Sem entrar no mérito das teorias da conspiração, acho que por uma coisa que ninguém controla: o destino. E só cabe a nós, meros mortais, aceitá-lo ou não.

    Agora, tive novo pensamento e você pode esquecer tudo que eu falei aí em cima e pensar em outra coisa... ou melhor, na outra máxima "o universo conspira a seu favor"... ou no tal livro O Segredo que, apesar de não ter lido, escutei por aí que o tal segredo é se manter em mantra, prece ou algo similar, 24 horas por dia ou até o seu desejo ser realizado, não é mais ou menos isso? Quer dizer, o universo rege as coincidências...

    Enfim, adorei o texto... estou em super questionamento... igual na época da facul quando você e Val lançavam uma teoria, lembra? Minha cabeça quase fundia! rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga... você tinha que me ver pesquisando a teoria de sincronicidade pra conseguir dar sentido ao que eu tava achando que era!!!! Quase pirei... E escrevendo freneticamente pra não esquecer das coisas que tinha ouvido dos meus primos no papo, rezando pra minha memória não deletar tudo e tentando dar ganchos pra todas as informações que ia achando. Aí, com o texto pronto, comecei a achar que não fazia o menor sentido! rsrsrsrs
    Mas agora acho mesmo que faz... e você lembrou de uma coisa que nem passou pela minha cabeça... realmente o universo conspira tanto a favor quando contra. E não li "O segredo", mas a mesma prima que participou do papo (que inspirou esse texto) disse que o livro prega que não adianta você só querer muito alguma coisa... você tem que formar uma imagem de como será a sua vida quando conseguir a coisa que tanto quer. Tem que ser mais que um pensamento positivo... tem que ser quase tangível. Pelo menos foi isso que entendi...
    E vc reparou que quase dá pra gente escrever mais um texto juntando nossas teorias???? kkkkkkkkkkk
    Tô morrendo de saudades de vc! Dá as caras!

    ResponderExcluir
  3. Prima, exatamente isso. Vc entendeu a parte operacional de O Segredo perfeitamente!
    Em O Segredo, temos a lei da atração como principal ferramenta para conseguirmos o objeto de desejo. Ao visualizar, você atrai exatamente a imagem que está em sua mente, e ela vai se exteriorizar em sua vida no tempo que a força do seu pensamento conseguir atraí-la.
    Com isso, concluo que ao sonhar com a pessoa amada, mesmo que inconscientemente, estamos atraindo-a daquela forma imaginada. Então, quanto à sincronicidade, teremos ela em nossos amados, tanto para o bem quanto para o “mal” que também há em nós. Por isso, não podemos reclamar de nossos parceiros por terem certos defeitos de que odiamos. Ora, duvido que ao desejar encontrar alguém para passar o resto dos dias ao nosso lado, imaginemos alguém de cabelinho bem cortado, falando formalmente e arrumadinho o tempo todo !! Hahaha

    ResponderExcluir

Concorda? Discorda? Opine!