quinta-feira, setembro 17, 2009

Carros, guitarras e vozes potentes

Que a música é um universo em constante mutação não é segredo para ninguém. Mas o que deve ser observado é como essa arte pode promover profundas mudanças, sejam elas relacionadas à reflexão ou a uma mudança social. No filme “Cadillac Records” temos contato com a história norte americana e da música negra, que se tornou influência para inúmeros músicos ao longo dos anos.

A gravadora, cujo real nome é Chess Records, remete a história do blues e o nascimento do rock and roll. Dentre os artista que fizeram parte dos quadros da Chess podemos citar grandes nomes com Muddy Waters, Chuck Berry, Little Walter, Willie Dixon, Howlin’ Wolf e Etta James.

Num período em que a segregação racial era a regra da sociedade americana, um branco resolve dar a chance de um negro gravar um single e mostrar a sua música a quem se interessasse. Dessa parceria que, aquela época, fugia do convencional surgiu um dos principais celeiros da música negra americana.

Nos anos que seguiram a criação da Chess Records o que se vê são dramas comuns de pessoas talentosas que vieram de um universo que muitas vezes remetia a pobreza e o desrespeito. Porém ao alcançarem algum sucesso vemos a formação de uma família musical que passa a enfrentar conflitos de personalidade, drogas, álcool, ciúmes e desconfiança.

O filme é uma verdadeira aula sobre um breve momento da história social dos EUA e uma grande crônica sobre um movimento que contínua encantando muitos (o blues) e que foi extremamente decisivo para o surgimento de um dos ritmos mais consagrados em todo o universo, o rock and roll.


Cadillac Records
(Cadillac Records, EUA, 2008, 1h49)
Diretor: Darnell Martin.
Elenco: Adrien Brody, Jeffrey Wright, Gabrielle Union, Columbus Short, Cedric the Entertainer, Emmanuelle Chriqui, Eamonn Walker, Mos Def, Beyoncé Knowles, Tim Bellow, Tony Bentley, Lawrence P. Beron, Tammy Blanchard, Eric Bogosian, Marc Bonan

2 comentários:

  1. Foda o texto! Ás vezes sinto um vazio gigante por mais cultura, mais conhecimento...aprender com os amigos é ainda melhor!

    ResponderExcluir
  2. FUI EXCLUIDO DO BLOG, ACHO PAIA!!! HAHA

    ResponderExcluir

Concorda? Discorda? Opine!