quarta-feira, agosto 18, 2010

Definição de Esquerda

As palavras “ESQUERDA” e “DIREITA” vêm do ambiente radical democrático da Revolução Francesa. Quando, entre 1789 e 1791, a Assembléia Constituinte da França se dividiu em relação à questão do veto real e dos poderes reservados ao rei, os radicais colocaram-se fisicamente à esquerda da câmara, quando vistos a partir da cadeira do presidente, enfrentando os conservadores, que se colocaram à direita. Como esse alinhamento deixava claro, a “esquerda” passou a ser identificada com uma atitude fortemente democrática, que defendia a abolição do veto real, um Legislativo em câmara única, um Judiciário eleito, e não nomeado, supremacia do Legislativo, em vez da independência dos poderes e um Executivo forte, e acima de tudo o direito democrático de um voto para cada homem.

A grande trindade retórica da Revolução Francesa- “liberdade, igualdade, fraternidade”- tem as mesmas origens. À parte as conotações de gênero, “fraternidade” implicava um ideal de solidariedade social vital à maioria dos movimentos de esquerda, enquanto “igualdade” residia no núcleo filosófico da esquerda. Ademais, ao exigir o governo do povo, a esquerda procurou derrubar o poder de uma classe socioeconômica dominante ou simplesmente uma estrutura corrupta de governo. Acreditava-se que a soberania do povo era negada não apenas por sistemas políticos restritivos e repressivos, mas também por estruturas sociais desiguais. Na tradição da esquerda, alguma forma de justiça social era praticamente inseparável da busca da democracia.

5 comentários:

  1. é interessante a origem histórica da terminologia. acredito que, hoje, essa diferenciação esquerda/direita ofusca o debate político e acaba sendo prejudicial, tendo em vista as transformações políticas e científico-tecnológicas que a sociedade contemporânea vem passando (hein! gastei!). voltando ao sec XVIII, o engraçado é o fato de que, no final das contas, a liberté fraternité igualité ficou pra titia!

    ResponderExcluir
  2. Sabias palavras Pedrão!Realmente a liberté, fraternité e igualité ficaram para titia.
    Agora para mim a definição de esquerda e direita na nossa sociedade contemporânea define somente qual mão é usada para roubar.

    ResponderExcluir
  3. Esquerda/Direita... Hoje em dia nossos políticos são "ambidestros". Roubam com as duas mãos, meus caros!

    ResponderExcluir
  4. Não só a a liberté fraternité igualité ficou pra titia, mas também toda a noção de esquerda e direita. Hoje em dia tal definição já não existe mais, tudo é questão de conchavo e de quem dá mais. Política, hoje, não passa de um grande leilão: de cargos, verbas e interesses.

    ResponderExcluir
  5. De fato esta noção foi abandonada pela modernidade, mas numa visão um pouco mais profunda conseguimos delinear as atitudes governamentais de nossos políticos, pois há de se ficar de um lado do muro. Observando os últimos mandatários e seu trabalho é até fácil identificar qual se aproxima à assistência social e qual segue uma tendência mais mercantil, digamos.

    Apesar deste posicionamento ser deveras importante, o fato concreto é que as autoridades públicas (não só políticos) se colocam em um lado muito claro, iluminado, branco, ofuscante: o lado negro da corrupção e da incompetência.

    ResponderExcluir

Concorda? Discorda? Opine!