segunda-feira, dezembro 26, 2011

Tudo novo de novo


E lá se vai 2011... com uma rapidez inacreditável! Fazer aniversário no dia 31 de dezembro tem lá suas vantagens. Para mim, é sempre uma etapa de vida que se encerra, é vida que se renova (literalmente)!

Pela minha retrospectiva, 2011 foi uma no de surpresas, definições, reafirmações, saudades, perdas irrecuperáveis, mudanças bruscas decepções e alegrias inesperadas.

Tenho muito o que agradecer e - me desculpem - não vou dividir esses agradecimentos com vocês. Mas vou dividir um desejo pessoal: que 2012 seja o ano das pessoas corajosas!

Favor não confundir: sentir medo é impossível, o segredo é aprender o que fazer apesar dele!

Tem um texto que circula na internet que diz: "quem teve medo não é corajoso, é bobo." O mesmo texto diz também que quando o desejo vence o medo, praticamos um ato de coragem. É isso que eu te desejo: pratique seus pequenos atos de coragem em 2012.

Por mais que o medo das coisas ruins (elas também vão acontecer em 2012!) seja um fato, não se sinta paralisado...não trace comparações com o que já passou.

Em 2011: você foi despedido? Terminou um namoro longo? saiu de casa? Uma amizade acabou de repente? Perdeu alguém querido? Passou por algum problema de saúde?

Desculpe não compartilhar do seu sofrimento, mas você não foi o único!

Se você superou o que parecia impossível, parabéns! Já aprendeu a realizar os tais atos de coragem... Continue assim e será sempre feliz!

Aproveite o simbolismo da mudança do ano no calendário e se desfaça do que parece um peso morto na sua vida. Porque é o que eu vou pedir de todo coração quando o relógio marcar 23h59 no dia 31...

O que quero é coragem para ter um ano mais leve. E te desejo isso também. Vamos fazer isso juntos, nos livrar de lembranças dispensáveis para abrir espaço para novas e mais agradáveis!

Vamos caminhar por 2012 com os passos leves de quem não irá esperar que devolvam o que nos foi tirado, sem implorar que nos amem, contando com as companhias de quem caminha ao nosso lado (se não correndo à nossa frente, ou atrás... vai saber), assumindo os erros e tomando decisões corajosas.

Na palavras, sempre delicadas, de Mário Quinta: "E só ganhar, toda vida, inexperiência... esperança... Nada jamais continua. Tudo deve recomeçar!"

segunda-feira, dezembro 19, 2011

deixa comigo!


"Inteligente, mas distraída." "Esperta, mas bagunceira." "Teria notas ainda mais altas se não confiasse tanto na memória." "Ela conversa a aula inteira, mas na hora das provas se concentra rápido e as notas não ficam a desejar." "Vocabulário invejável, facilidade de falar em público, paixão por livros... mas é o centro da conversa em sala de aula!"

Desde que me entendo como gente tem alguém me cobrando responsabilidade, dedicação e competência.

Deu certo!


Tudo isso deixou de ser uma cobrança externa e, olha aí uma meta de vida! Eu tinha que ser boa no que iria fazer, porque amava aquilo. Aliás, amo o que faço! Amo o que escolhi fazer! Faria uma vida inteira sem ter o que reclamar!

Mas nem sempre as paixões e os amores dão certo, né?! Não tem sido diferente pra mim...

E se o jornalismo não for o meu amor de uma vida inteira? E se a possibilidade de levar esse amor adiante deixar de existir?

Acho que se questionar a respeito das próprias escolha é natural. E minha vez de fazê-lo chegou!

Mas aceitar mudar de carreira é uma decisão minha! Única e exclusivamente... 

Eu sei que me matei de estudar e que sou boa no que faço! 

Cada elogio que recebo é força pra continuar batalhando! Cada leitor confesso desse blog é testemunha da minha evolução como pessoa e como redatora!

Mas quem tem as rédeas da minha vida sou eu, certo?!

Por mais que todo mundo acredite em mim (e saber disso é uma sensação deliciosa!), o que eu quero agora é apenas deitar na minha cama, acender um cigarro e decidir minha vida com calma...

Eu não nasci com sorte... mas nasci com vontade!

Minha xará Bernardi é quem diz que "A vida é feita de escolhas. Quando você dá uma passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás. E se ficou para trás é porque não serve mais!"

sábado, dezembro 03, 2011

eu, eu mesma e o mar


Me dei um tempo da vida. Segui os conselhos de uma amiga e fui cuidar da minha cabeça. Larguei uma cidade mineira de interior, os problemas e uma semana chuvosa. Fui buscar abrigo no ombro de um amigo. E também paz de espírito andando descalça na areia, sentindo o cheiro da maresia, embaraçando os cabelos no vento frio e lavando a alma em longos banhos de mar.

Durante alguns dias eu lembrei o que era ficar sozinha comigo mesma e só! Sentada na praia revi uma vida inteira, literalmente.

No primeiro dia, pensei em umas dez pessoas que gostaria que estivessem ali comigo... era tanta beleza, que me sentia no direito de dividir com alguém... cada um por um motivo diferente.

O amigo que me acolhia (que acabou aproveitando pelo menos um dia). As amigas com quem eu queria ficar esticada na areia falando dos caras gatos que passavam por ali. Os irmãos com quem, certamente, eu estaria tomando incontáveis cervejas geladas. O cara que toda hora vinha na minha cabeça... Uma pessoa do passado que nunca viu o mar... a quem eu prometi essa experiência e nunca pude cumprir...

No segundo dia, poucas dessas pessoas continuaram vindo na minha cabeça. No terceiro dia só um cara ainda povoava a minha imaginação... Foi aí que eu me perguntei: "peraí, Tati! Porque você só consegue se ver num lugar desses sozinha?"

Ora, pois! E não é que era isso mesmo... eu tinha aproveitado tudo o que a praia tinha pra me oferecer, sim! Mas sempre pensando: "mas se Fulano estivesse aqui comigo..." E ele não estava... ninguém estava...

E eu ali, de frente para aquele mar incrível! Sozinha! Por opção! E sabe de uma coisa, descobri que me bastava. Eu realmente não precisava que outra pessoa estivesse ali comigo. Eu estava de frente para o que mais me fascina no mundo: o mar!

Depois disso, eu sentava e passava horas olhando a arrebentação. Ouvindo as ondas quebrando. E sabe o que vinha na minha cabeça? Como é tão fácil eu me sentir feliz... e como eu tenho me esquecido disso!

São tantas as vezes em que esqueço de mim em prol dos outros. É a carreira que insisto em seguir, mesmo não dando em muita coisa. São os amigos que acabam exigindo demais e eu cedendo. São as pressões de todos os lados as quais acabo sucumbindo. São as idéias que estavam enrijecendo na cabeça.

Esse tempo que passei comigo foi o que me fez mudar os planos, mudar o visual, mudar a forma como lido com as pessoas e mudar os conceitos de vida.

E sabe o quê? O importante é saber que mudar de postura, de pensamento e de idéias é uma das qualidades mais louváveis em uma pessoa. Quem não muda, não evolui!